Talvez esse texto deveria ser publicado antes de ter terminar a copa, mas vai ser publicado agora.
Eu, uma das integrantes do mil grau, particularmente, não vi nenhum dos jogos da copa, pela primeira vez não sabia nem a tonalidade do verde da grama. Mas acompanhei tudo o que acontecia pelos gritos dos meus vizinhos e pelo facebook. Ontem estava em Pomerode quando a Alemanha ganhou a copa e eles pareciam mais felizes do que o próprio time da Alemanha por ter ganhado. Isso tudo me gerou certa frustração, pois o pão e circo montado para distrair as pessoas deu muito certo! As pessoas falavam somente sobre a copa, e não sobre a venda do Froshinn ou sobre a greve dos servidores.
No império romano, usavam a "arena" para distrair as pessoas de toda a matança, fome e miséria que acontecia, ali, eram colocados os gladiadores para se matarem, e deixar o povo entretido enquanto eram explorados. O formato de um estádio de futebol é o mesmo, e ali, são colocados os times para se atacarem. "Não Joana?! Mas futebol é um esporte que une as nações". Une tanto que vairão o hino do Chile, um dos países que mais história tem para contar, tanto de lutas, quanto de belezas naturais. Une tanto, que o pessoal canta o hino nacional com orgulho, mas quando o Brasil perde no jogo, 'pessoas' queimam a bandeira nacional. Sim, amigo internauta, isso é falso nacionalismo.
No Brasil, o futebol se popularizou principalmente na Ditadura Militar (sei que vai machucar o ego de alguns amigos que apoiam a ditadura, mas fatos são fatos). Naquela época, que foi considerada um dos maiores roubos dos cofres públicos, foi incentivado o futebol, onde o pobre e negro podia melhorar sua vida através do esporte, e olha quem se popularizou? Pelé! O foco do Brasil estava no Pelé, e as pessoas esqueciam do que acontecia fora de suas casas, a atenção estava voltada pra TV. Essa copa também tivemos uma estrela, e particularmente, pra mim colocaram muita purpurina nela. Futebol pra mim, não se faz com uma pessoa, mas sim com um time, 11 pessoas trabalhando juntos com o mesmo ideal.
Não vou me ater ao resultado do Brasil, mas quero dizer que estou muito feliz com o resultado da Alemanha. Observei a seleção a algum tempo, e eles visitaram escolas na Bahia, doaram 25 bicicletas pra crianças, e DOARAM 30 mil reais para índios na Amazônia, para comprar um veiculo pra auxiliar no transporte de doentes para os hospitais. Um time, com cerca de 30 pessoas (chuto) em um mês fez mais do que um deputado em 4 anos. Eles são o máximo!
Para terminar, quero jogar alguns dados sobre a copa:
-Cerca de 250 mil pessoas foram desalojadas de suas casas, onde, em um dia, uma pessoa fazia um "x" na casa, e no dia seguinte, passava um trator para destruir a casa, tudo isso para construir estádios para futebol.
- A última copa, foi feita na África do Sul, essa no Brasil, a próxima na Rússia e em 2022 no Catar. Tecnicamente são países em subdesenvolvimento, onde há muita corrupção e políticas públicas não muito "boas".
-Houve muitos protestos nessa copa, claro que, a TV não mostrou, mas os manifestantes foram duramente reprendidos e teve casos de que a polícia forjou prisões para "calar" o povo do "Não vai ter copa".
- É importante ressaltar que em 2006 quando o Brasil foi decidido como país sede da copa, várias pessoas, de vários partidos e instancias do núcleo empresário e partidos políticos estavam com a Dilma. Na abertura dos jogos estava só a Dilma, que foi vaiada, pelas pessoas que estavam no camarote. Não gosto da Dilma, mas creio que muitas pessoas que decidiram isso junto com a presidenta e elas também deveriam receber essas vais.
- Falando em abertura, duas pessoas fora do Brasil que organizaram a abertura, o diretor inclusive era o diretor de coreografia do circo de soleil, acredito que por isso talvez não tenham capitado o espirito brasileiro de folia, carnaval ou festa junina (que são festas bonitas, e coloridas).
- A Globo manipulou muita coisa no meio disso tudo. Mas minha maior decepção foi quando eles romperam o contrato de mostrar o tetraplégico dando o primeiro chute da copa. Era pra exibir por 21 segundos, e eles exibiram só por 7 e ainda com divisão de tela com o bus do time brasileiro.
Daria pra falar muito mais coisas, só que a sua paciência deve estar acabando hehehe
Só quero dizer que sim, precisamos mais de educação e saúde, mas a copa não foi evitada, e o dinheiro foi para estádios e não pras escolas. Mas espero que todo esses trilhões de dinheiros que fizeram a economia do país girar, vão agora para as escolas e hospitais. E para isso, precisamos de você, participando das decisões politicas, no seu bairro, município, no trabalho. Reclamando na câmara de vereadores se você não concorda com as decisões, pressionando as pessoas corruptas a deixarem seus cargos e etc.
Lembre-se! Se você não questionar e lutar por um ideal melhor, você se torna cúmplice de toda essa podridão que está acontece.
Abaixo estão minhas referencias, e tem um documentário que super indico para tirar dúvidas e melhorar nossos pontos de vista.
Beijos e obrigada pela paciência!
FONTES:
https://www.youtube.com/watch?v=dKVjbopUTRs
http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5045
http://www.sul21.com.br/jornal/os-lucros-e-os-crimes-da-ditadura-militar-no-brasil-19641985-por-milton-pomar/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena
http://br.reuters.com/article/sportsNews/idBRSPEA1Q05G20140227
http://odia.ig.com.br/esporte/copa-do-mundo/2014-07-11/selecao-da-alemanha-doa-30-mil-reais-para-indios-pataxo.html